Oficina de Hortas Bio-Intensivas

Oficina de Hortas Bio-Intensivas

No âmbito das atividades do Março APartir edição de 2018, o Projecto 270 em cooperação com a Mushmore Coop, dinamiza no fim de semana de 17 e 18 de Março, um curso de Horticultura e Cultivo de Cogumelos, com o objectivo de proporcionar aos jovens que participem, numa aprendizagem e vivência do que é necessário concretizar na elaboração de um projeto coletivo, baseado no seu desejo, visão e contribuição para um bem comum.

Read more

À Terra o que é da Terra

À Terra o que é da Terra

Potenciando a utilização eficiente dos recursos urbanos, onde se inclui o fecho do ciclo dos nutrientes, o desperdício alimentar e os resíduos orgânicos; apresenta-se como uma forma que valoriza a participação do sector agrícola na mitigação das Alterações Climáticas.

Fazer a compostagem de resíduos orgânicos, não só diminui a quantidade de resíduos para aterro, mas principalmente porque se transforma em adubo natural que melhora a estrutura do solo através da introdução de organismos benéficos que têm a capacidade de passar os nutrientes da parte mineral do solo para as plantas melhorando a sua resistência contra pragas e doenças. Resultando numa ação positiva para a qualidade dos vegetais.

Propomos a implementação de um sistema de recolha de resíduos orgânicos (Legumes, Frutas, Peixe, Borras de Café) a partir de pontos chave, para que os mesmos possam ser transportados e transformados na área de exploração agrícola, Quinta do BELL – Pinhal Novo, fechando assim o ciclo de nutrientes.

Guardiões de Árvores – 11 de novembro, tempo de Colheita

Guardiões de Árvores – 11 de novembro, tempo de Colheita

O Outono e a estação do ano que faz a transição da euforia do calor de verão para o tempo invernal. É tempo de regressar à nossa casa interior, retornar á nossa raiz, refletir sobre o que aparendemos, consolidar o que nos faz sentido e libertarmos o que não nos faz falta.

Em 2015, um grupo de amigos, permitiu a plantação de 250 árvores de fruto, através da campanha de apadrinhamento de árvores. Info. em: http://projecto270.net/?page_id=1347

Esta é a estação das Romãs, que nos presenteiam com pequenos rubis sumarentos.

Honrando a mãe terra por tudo o que nos oferece, lançamos este contvite para que todos possam vir passar o dia entre as árvores, nutrindo a terra e as raízes para que os seus frutos alimentem o corpo e a alma.

Peguem na familia e venham passar o dia no campo.
Estamos à vossa espera a partir das 10:30 da manhã.

O almoço é partilhado.

Aliment’Ação – 14 de Outubro

Aliment’Ação – 14 de Outubro

 A associação Projecto 270, celebra o segundo ano da sua iniciativa denominada Aliment’Ação. http://projecto270.net/?page_id=2577 . Este ano num formato mais reduzido mas com o mesmo  objetivo de levar conhecimento acerca da forma que nos alimentamos e suas implicações ecológicas.

Próximo dia 14 de Outubro no Pinhal Novo, convidamos todos participarem no evento Aliment’Ação.

Durante o período da manhã, a dinâmica será realizada no mercado de agricultura biológica, que se realiza ao ar livre, junto ao Mercado Municipal de Pinhal Novo (Traseiras).

Programa

10:00 – 10:30 HRS— > Bebidas de Sementes (“Leite Vegetal”), Feijão Branco
10:45 – 11:30 HRS –> Cosmética Natural, Raiz de Oliva

12:00 – 14:00 — > Almoço Livre.

14:45 – 16:30 –> Conferência “Alimentação. Da homogeneização do pensamento as alterações climáticas”

  • Joaquim Jorge, “Ayurveda: Viver nos dias de hoje com a sabedoria dos vedas”, http://amayur.org/
  • Alfredo Sendim, Herdade do Freixo do Meio
  • Denis Kern Hickel, Quinta do Alecrim
  • Andre Tranquilini – Formador em Biodinâmica e Responsável de Produção, na empresa Sementes Vivas, http://www.ls-sv.eu/
  • Boa Monjane, https://www.facebook.com/boa.monjane/videos/1020556 2041867528/ (Centro de Estudos Sociais de Coimbra)
    Localização: Mercado Municipal de Pinhal Novo, junto à estação de comboio.

Inscrições – O acesso ás atividades é gratuito e aberto a todos que queiram participar.

Divulgação – 
FB (evento), https://www.facebook.com/events/2045053972391805
Site do Ouriço, http://projecto270.net /?p=3393

Contactos – 936 971 745 (Nuno Belchior) e 918 915 761 (Rute)