Novembro – Ação Compostagem

Novembro – Ação Compostagem
Mistura orgânica

No Domingo, dia 25 de Novembro na Quinta do Bell, Pinhal Novo, no âmbito do dia da Floresta Autóctone, vamos realizar uma sessão prática sobre formas de reutilização de matéria verde na agricultura. Sendo o processo de compostagem deste resíduo, por ele próprio um promotor de vida bacteriana, resulta num composto orgânico enriquecedor do solo. 

O local da sessão é na Quinta do Bell – Agricultura de Consciência, Fonte da Vaca/Carregueira (Pinhal Novo), neste local está em prática esta reciclagem o que permite aos participantes de observarem e esclarecem dúvidas.

 

O formador é o Nuno Belchior
Técnico experiente em Permacultura, regeneração de solos, agricultura biológica, compostagem e vermicompostagem e sensibilização ambiental/social nestas temáticas.

A sessão é dirigida a todos os interessados na matéria, requer inscrição para o e-mail: projecto270@gmail.com ou através do telefone 918 915 761.
Pede-se contribuição

Aliment’Ação 2018

Aliment’Ação 2018

No âmbito do Dia Internacional da Alimentação e respondendo ao apelo à ação para a recuperação do património, de alimentação sem veneno, sem ogm, local, Agrobiodiversa e  Agroecológica.

Dia 13 de Outubro, vamos estar no espaço da ADAO, Barreiro com uma tarde de apresentação de trabalhos, que estão em curso, para refletir e incentivar à ação.

Celebramos ao Jantar, confecionado com alimentos biológicos e de agricultura local e com pezinho de dança para ajudar na digestão ♥ 

Read more

À Terra o que é da Terra

À Terra o que é da Terra

Potenciando a utilização eficiente dos recursos urbanos, onde se inclui o fecho do ciclo dos nutrientes, o desperdício alimentar e os resíduos orgânicos; apresenta-se como uma forma que valoriza a participação do sector agrícola na mitigação das Alterações Climáticas.

Fazer a compostagem de resíduos orgânicos, não só diminui a quantidade de resíduos para aterro, mas principalmente porque se transforma em adubo natural que melhora a estrutura do solo através da introdução de organismos benéficos que têm a capacidade de passar os nutrientes da parte mineral do solo para as plantas melhorando a sua resistência contra pragas e doenças. Resultando numa ação positiva para a qualidade dos vegetais.

Propomos a implementação de um sistema de recolha de resíduos orgânicos (Legumes, Frutas, Peixe, Borras de Café) a partir de pontos chave, para que os mesmos possam ser transportados e transformados na área de exploração agrícola, Quinta do BELL – Pinhal Novo, fechando assim o ciclo de nutrientes.

Aliment’Ação – 14 de Outubro

Aliment’Ação – 14 de Outubro

 A associação Projecto 270, celebra o segundo ano da sua iniciativa denominada Aliment’Ação. http://projecto270.net/?page_id=2577 . Este ano num formato mais reduzido mas com o mesmo  objetivo de levar conhecimento acerca da forma que nos alimentamos e suas implicações ecológicas.

Próximo dia 14 de Outubro no Pinhal Novo, convidamos todos participarem no evento Aliment’Ação.

Durante o período da manhã, a dinâmica será realizada no mercado de agricultura biológica, que se realiza ao ar livre, junto ao Mercado Municipal de Pinhal Novo (Traseiras).

Programa

10:00 – 10:30 HRS— > Bebidas de Sementes (“Leite Vegetal”), Feijão Branco
10:45 – 11:30 HRS –> Cosmética Natural, Raiz de Oliva

12:00 – 14:00 — > Almoço Livre.

14:45 – 16:30 –> Conferência “Alimentação. Da homogeneização do pensamento as alterações climáticas”

  • Joaquim Jorge, “Ayurveda: Viver nos dias de hoje com a sabedoria dos vedas”, http://amayur.org/
  • Alfredo Sendim, Herdade do Freixo do Meio
  • Denis Kern Hickel, Quinta do Alecrim
  • Andre Tranquilini – Formador em Biodinâmica e Responsável de Produção, na empresa Sementes Vivas, http://www.ls-sv.eu/
  • Boa Monjane, https://www.facebook.com/boa.monjane/videos/1020556 2041867528/ (Centro de Estudos Sociais de Coimbra)
    Localização: Mercado Municipal de Pinhal Novo, junto à estação de comboio.

Inscrições – O acesso ás atividades é gratuito e aberto a todos que queiram participar.

Divulgação – 
FB (evento), https://www.facebook.com/events/2045053972391805
Site do Ouriço, http://projecto270.net /?p=3393

Contactos – 936 971 745 (Nuno Belchior) e 918 915 761 (Rute)