Novembro – Ação Compostagem

Novembro – Ação Compostagem
Mistura orgânica

No Domingo, dia 25 de Novembro na Quinta do Bell, Pinhal Novo, no âmbito do dia da Floresta Autóctone, vamos realizar uma sessão prática sobre formas de reutilização de matéria verde na agricultura. Sendo o processo de compostagem deste resíduo, por ele próprio um promotor de vida bacteriana, resulta num composto orgânico enriquecedor do solo. 

O local da sessão é na Quinta do Bell – Agricultura de Consciência, Fonte da Vaca/Carregueira (Pinhal Novo), neste local está em prática esta reciclagem o que permite aos participantes de observarem e esclarecem dúvidas.

 

O formador é o Nuno Belchior
Técnico experiente em Permacultura, regeneração de solos, agricultura biológica, compostagem e vermicompostagem e sensibilização ambiental/social nestas temáticas.

A sessão é dirigida a todos os interessados na matéria, requer inscrição para o e-mail: projecto270@gmail.com ou através do telefone 918 915 761.
Pede-se contribuição

Aliment’Ação 2018

Aliment’Ação 2018

No âmbito do Dia Internacional da Alimentação e respondendo ao apelo à ação para a recuperação do património, de alimentação sem veneno, sem ogm, local, Agrobiodiversa e  Agroecológica.

Dia 13 de Outubro, vamos estar no espaço da ADAO, Barreiro com uma tarde de apresentação de trabalhos, que estão em curso, para refletir e incentivar à ação.

Celebramos ao Jantar, confecionado com alimentos biológicos e de agricultura local e com pezinho de dança para ajudar na digestão ♥ 

Read more

Oficina de Hortas Bio-Intensivas

Oficina de Hortas Bio-Intensivas

No âmbito das atividades do Março APartir edição de 2018, o Projecto 270 em cooperação com a Mushmore Coop, dinamiza no fim de semana de 17 e 18 de Março, um curso de Horticultura e Cultivo de Cogumelos, com o objectivo de proporcionar aos jovens que participem, numa aprendizagem e vivência do que é necessário concretizar na elaboração de um projeto coletivo, baseado no seu desejo, visão e contribuição para um bem comum.

Read more

À Terra o que é da Terra

À Terra o que é da Terra

Potenciando a utilização eficiente dos recursos urbanos, onde se inclui o fecho do ciclo dos nutrientes, o desperdício alimentar e os resíduos orgânicos; apresenta-se como uma forma que valoriza a participação do sector agrícola na mitigação das Alterações Climáticas.

Fazer a compostagem de resíduos orgânicos, não só diminui a quantidade de resíduos para aterro, mas principalmente porque se transforma em adubo natural que melhora a estrutura do solo através da introdução de organismos benéficos que têm a capacidade de passar os nutrientes da parte mineral do solo para as plantas melhorando a sua resistência contra pragas e doenças. Resultando numa ação positiva para a qualidade dos vegetais.

Propomos a implementação de um sistema de recolha de resíduos orgânicos (Legumes, Frutas, Peixe, Borras de Café) a partir de pontos chave, para que os mesmos possam ser transportados e transformados na área de exploração agrícola, Quinta do BELL – Pinhal Novo, fechando assim o ciclo de nutrientes.