À Terra o que é da Terra

À Terra o que é da Terra

Potenciando a utilização eficiente dos recursos urbanos, onde se inclui o fecho do ciclo dos nutrientes, o desperdício alimentar e os resíduos orgânicos; apresenta-se como uma forma que valoriza a participação do sector agrícola na mitigação das Alterações Climáticas.

Fazer a compostagem de resíduos orgânicos, não só diminui a quantidade de resíduos para aterro, mas principalmente porque se transforma em adubo natural que melhora a estrutura do solo através da introdução de organismos benéficos que têm a capacidade de passar os nutrientes da parte mineral do solo para as plantas melhorando a sua resistência contra pragas e doenças. Resultando numa ação positiva para a qualidade dos vegetais.

Propomos a implementação de um sistema de recolha de resíduos orgânicos (Legumes, Frutas, Peixe, Borras de Café) a partir de pontos chave, para que os mesmos possam ser transportados e transformados na área de exploração agrícola, Quinta do BELL – Pinhal Novo, fechando assim o ciclo de nutrientes.

Guardiões de Árvores – 11 de novembro, tempo de Colheita

Guardiões de Árvores – 11 de novembro, tempo de Colheita

O Outono e a estação do ano que faz a transição da euforia do calor de verão para o tempo invernal. É tempo de regressar à nossa casa interior, retornar á nossa raiz, refletir sobre o que aparendemos, consolidar o que nos faz sentido e libertarmos o que não nos faz falta.

Em 2015, um grupo de amigos, permitiu a plantação de 250 árvores de fruto, através da campanha de apadrinhamento de árvores. Info. em: http://projecto270.net/?page_id=1347

Esta é a estação das Romãs, que nos presenteiam com pequenos rubis sumarentos.

Honrando a mãe terra por tudo o que nos oferece, lançamos este contvite para que todos possam vir passar o dia entre as árvores, nutrindo a terra e as raízes para que os seus frutos alimentem o corpo e a alma.

Peguem na familia e venham passar o dia no campo.
Estamos à vossa espera a partir das 10:30 da manhã.

O almoço é partilhado.

Dia Municipal da Agricultura e do Mundo Rural

Dia Municipal da Agricultura e do Mundo Rural

A Câmara Municipal de Palmela, a União de Freguesias de Poceirão e Marateca e a Associação de Agricultores do Distrito de Setúbal vão assinalar, a 3 e 4 de junho, o Dia Municipal da Agricultura e do Mundo Rural, como forma de sensibilização para a importância da agricultura, defesa da identidade do mundo rural e valorização da economia de proximidade e dos produtos e produtoras/es locais que, com o seu trabalho, contribuem para a sustentabilidade dos territórios.

03 de Junho, Sábado, no Mercado Municipal de Pinhal Novo entre as 10:00 e o 12:30 Oficina de Alimentação dirigida a famílias com exemplos práticos e degustação.

 

 

 

30 de Abril – Vai à Fava!

30 de Abril – Vai à Fava!

30 de Abril, Vai ầ Fava30 de Abril, Almoço na Quinta do Bell (Fonte da Vaca/Carregueira – Pinhal Novo).

Dedicamos este domingo à Fava, este leguminosa fruto de uma vagem peluda.

Propomos que cheguem ás 11:30 para irmos apanhar favas, debulhar e cozinhar.

Informações através do e-mail: projecto270@gmail.com ou

do contacto 918 915 761.