Comunidade de Suporte à Agricultura

encontro_3Cultivando na prática o conceito de Soberania Alimentar, o Projecto270 avança com uma Comunidade de Suporte à Agricultura (CSA – Community-supported agriculture), de modo a possibilitar a obtenção de produtos hortícolas, fruta, ervas para infusões e plantas medicinais frescas de variedades tradicionais produzidas de acordo com o ciclo e, simultaneamente, promover a vida no solo e a protecção da qualidade da água.

É um modo de fazer agricultura em que as responsabilidades, riscos e recompensas, inerentes à actividade agricola, são partilhadas entre o grupo.

aboboraEsta opção permitirá o desenvolvimento de um sistema de produção que potencializa as interligações naturais, fazendo desaparecer impactos danosos característicos da produção agrícola, permitindo assim uma melhor qualidade de vida para quem produz e maior qualidade nos produtos produzidos.

 Mais do que comprar biológico por que tem rótulo, ou adquirir produtos que viajam milhares de km, este sistema permite ir além dos certificados, baixar os preços dos produtos ditos orgânicos, ter produtos sazonais com um preço baseado num valor justo, viabilizar a hipótese de os agricultores abandonarem a agricultura química, e criar relações de proximidade com a terra, consciência ambiental, e postos de trabalho locais.

Fazer parte de um grupo de suporte à Agricultura possibilita:

  • Forma saudável e sustentável de obter hortícolas, frutas e ervas sem recurso a químicos sintéticos
  • Participação activa no ciclo de produção, através dos encontros de cultivo, colheita e selecção conjunta de sementes para o novo ciclo
  • Provisão de Cabazes semanais de forma a cobrir 75% do valor inicial
  • Integração no grupo de consumo local, conseguindo preços mais baratos para produtos conscientes

Para ingressar num grupo é necessário:

  • Compromisso, participando activamente nos encontros/reuniões
  • Pagamento de valor sazonal ou anual
  • Oportunidade para troca direta, trabalho por produtos

Próximo encontro, 29 de Agosto, Sábado de Lua Nova, planeamento coleção Outono/Inverno

Teenagers need to understand that they should always assess the risks https://www.topspyingapps.com/ of doing something before they actually do it