Este acampamento visa capacitar as pessoas que se interessam pelas questões da soberania alimentar e da semente, para os debates, iniciativas, boas práticas e acções que visam defender a agricultura solidária, a agro-ecologia e o livre acesso aos recursos naturais comuns. A sementeira de 2015 será feita sob o tema: Biocapitalismo global vs Soberania Alimentar local.
Como introdução à problemática dos acordos e tratados internacionais que afectam o direito à comida, tentaremos compreender as dinâmicas socio-ecológicas do actual sistema alimentar globalizado. Passaremos de relance as ameaças colocadas por alguns dos mais ínfames acordos internacionais como a UPOV (sementes) e o TTIP (comércio livre entre EUA e EU) e olharemos para exemplos de biocapitalismo no Sul Global.
Não faltará um módulo de “Bioregionalismo e Soberania Alimentar”, uma explicação do que é exactamente o “Biocapitalismo” bem como ensaios de “Bija Satyagraha” >> a não-cooperação com leis injustas que limitam o nosso acesso à biodiversidade, nomeadamente as sementes <<.
Num treino que tem como título a Emergência da Semente, claro que ninguém regressa a casa sem ter melhorado os seus conhecimentos sobre a preservação e defesa das sementes de cultivo!
A localização do acampamento é na Quinta do Bell, localizada no Aceiro Manuel Neto, Freguesia de Pinhal Novo, Concelho de Palmela. Incentivamos trazerem as bicicletas, a Quinta está a +/- 5 kms da cidade.
No Sábado, dia 06, será realizado na Praça da Independência – Pinhal Novo, como visita de estudo mas também para permitir que para alguns dos tópicos mais pessoas possam participar. Assim, teremos uma sessão pública, “Conferência Biocapitalismo global vs. Soberania Alimentar Local”.
Para a participação neste dia pedimos um donativo entre 5 a 10 ouriços.
Para saber mais sobre a Conferência, pode consultar em: http://projecto270.net/?p=1553
Interessados devem inscrever-se usando o formulário online em: http://goo.gl/forms/N4WwaMDPG3
Programa
- Prática da Política da Semente
- “Hotel para insectos, sapos e ouriços”
- Vídeo e Debate Lei do Ecocídio vs Satyagraha
- Dinâmica no Mercado
- Conferência Biocapitalismo global vs Soberania Alimentar local no Auditório Municipal do Pinhal Novo
- Ecologia da Semente
- Oficina de preservação de sementes
- Solos vivos para um futuro bio-diverso
- Minhocários/Vermicompostagem
- Criação, dinamização e desafios das redes na Soberania Alimentar
Investimento
Fazemos este trabalho de forma voluntária porque acreditarmos que é necessário, fundamental. POrque acreditamos que é possível uma outra forma, mais consciente e justa, social e ecologicamente. Fazêmo-lo voluntariamente, com muita dedicação e esforço, porque sabemos que temos de ser cada vez mais.
Neste momento, e porque não temos nenhum financiamento a assegurar a realização deste encontro/evento precisamos do contributo de 40€ para cobrir as despesas base para os 3 dias.
O que inclui as refeições diárias.
Caso o contributo seja um impedimento, contacta-nos.
Inscrições
Estão abertas as inscrições para 26 vagas no Acampamento Activo (3 dias).
Interessados devem inscrever-se usando o formulário online
Transportes
Estação ferroviária do Pinhal Novo
Fertagus – http://www.fertagus.pt/pt/horarios
CP – https://www.cp.pt/passageiros/pt
Incentivamos trazerem as bicicletas.
Parcerias e Apoios: Canto do Curió, Círculos de Sementes, Quinta do Bell, Junta de Freguesia do Pinhal Novo, Câmara Municipal de Palmela
Sementeira de 2014